Ciclo menstrual, contraceptivos e performance

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Como as pílulas contraceptivas afetam a performance atlética? Algum período de ciclo menstrual é melhor para atingir uma excelente performance?

Muitos estudos têm examinado a influência do ciclo menstrual em mulheres atletas, e se há períodos melhores ou piores para praticar exercício. Entretanto, estudos com atletas utilizando pílulas contraceptivas (PC) já são muito menos comuns. Alguns estudam se existe relação da utilização de PC com lesões de joelho, com a densidade corporal e mesmo com a hidratação em atletas de endurance.

A maioria destes estudos observou mínimos efeitos no rendimento das atletas, além das mesmas relatarem não perceber grandes diferenças enquanto faziam uso de PC. Alguns estudos nem ao menos indicaram alterações na performance durante as diferentes fases do ciclo menstrual. Porém, é importante notar que os pesquisadores continuam estudando hormônios femininos, PC e seus efeitos na performance e, portanto, existem algumas coisas que você deveria considerar antes de começar a tomar PC e/ou iniciar seu treinamento.

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O ciclo menstrual é definido por diferentes fases e tem duração de (aproximadamente) 28 dias. A primeira fase (fase folicular) inicia no primeiro dia da menstruação e dura até a ovulação. A ovulação acontece, em média, 14 dias antes da menstruação. Após a ovulação tem início a fase lútea do ciclo. Para maiores informações, busque Menstruação ou ciclo menstrual na Wikipedia. Ou clique aqui.

(Importante: lembre-se que indepedentemente do ciclo ter duração de 28 dias ou não, a ovulação sempre ocorrerá 2 semanas antes da menstruação)

Um estudo que comparou a performance das mulheres entre a fase folicular e a fase lútea (sem uso de PC) observou diferenças mínimas na maioria das medidas, mas o consumo máximo de oxigênio (VO2max) apresentou valores ligeiramente menores na fase lútea. A diminuição do VO2max indica a diminuição da performance das atletas, mesmo este estudo apontando que a diferença pode não ser significante em todas as mulheres.

Um estudo que observou as diferenças entre atletas tomando ou não PC, durante um exercício de 1 hora, no calor, identificou aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal em mulheres que faziam uso da pílula.

Outro estudo examinou se o nível de sódio e a hidratação são afetados pelas PC ou pelo ciclo menstrual. Neste estudo, metade das mulheres estava utilizando PC e outra metade não, porém, todas estavam na mesma fase do ciclo. Os pesquisadores solicitaram que as mulheres bebessem ou uma bebida com alta concentração de sódio ou uma com baixa concentração e pedalassem, no calor. Resultado: o grupo que ingeriu a bebida com alta concentração de sódio pedalou por mais tempo e sua temperatura corporal não aumentou rapidamente como a do outro grupo. Concluindo, este estudo sugeriu que durante certas partes do ciclo menstrual, em mulheres tomando PC ou não, os hormônios podem afetar a performance e a hidratação.

Mais um fator a ser considerado além de hidratação, temperatura corporal, freqüência cardíaca e performance, é a formulação química da sua pílula. Algumas pílulas, como a Yasmin, contêm drospirenone (em inglês), que faz aumentar o potássio. O potássio é um eletrólito e é encontrado em bebidas esportivas, como Gatorade. Considerando que o equilíbrio eletrolítico é essencial para atletas, especialmente aqueles que competem em eventos de longa duração, é importante que a atleta que pense em utilizar PC deva conversar com seu médico sobre como esta pode interferir na sua hidratação, e qual é a pílula mais adequada para seu estilo de vida.

Apesar de sabermos que uma mulher não deve quebrar tudo só porque está em determinado ponto do seu ciclo, estes conhcimentos ajudam a pôr em mente que níveis hormonais podem influenciar sua performance. Mesmo sabendo que recordes mundiais foram batidos em todas as fases do ciclo menstrual, da próxima vez que seu rendimento não for muito bom em algum evento, pense nos fatores que poderiam ter influenciado sua performance. Seja a fase do seu ciclo, sua pílula contraceptiva, hidratação, calor ou outros.

Texto completo (em inglês): http://www.heractivelife.com/women/comment/the-menstrual-cycle-oral-contraceptives-and-athletic-performance-how-are-th/

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