Envelhecimento saudável

health_elderly_bikeA cada nova pesquisa divulgada, vemos que a perspectiva de vida está aumentando, em todo o mundo. Com isso, todos começam a se preocupar com a saúde do corpo, pensando em como viverão na terceira idade. Esta, que muitos chamam de “melhor idade”, só fará mesmo jus a este nome se as pessoas tiverem hábitos saudáveis. Desta forma, sim, poderão aproveitá-la, ao invés de se preocupar com doenças, remédios ou tratamentos médicos.

Sabemos que o envelhecimento traz uma série de complicações para o corpo. Algumas delas são: Perda de massa muscular, que ocasiona fraqueza, flacidez, falta de equilíbrio, dores nas costas, má postura, entre outros. Perda de massa óssea, que pode levar a osteoporose e problemas como fragilidade óssea (ossos frágeis, que podem quebrar com uma simples queda). Perda de flexibilidade, que causa dificuldade para realização das tarefas do dia-a-dia, como amarrar os sapatos ou pegar algum objeto no chão.

Mas, então, o que se deve fazer para que a terceira idade seja mesmo a melhor idade? Simples! Para evitar estas complicações, alguns hábitos de vida devem mudar:

Older%20Adult%20Wellness21º – Pratique atividades físicas regularmente. O exercício fortalece o corpo, previne contra diabetes, hipertensão, osteoporose, problemas de coração, diminui o stress, aumenta a disposição, combate a insônia, além de melhorar a parte estética, emagrecendo e definindo.

O treinamento elaborado para indivíduos que buscam viver com saúde costuma trabalhar com exercícios de fortalecimento e exercícios aeróbios, buscando evitar (ou reduzir) a perda de massa muscular e aprimorar o sistema cardiovascular. Mas antes de iniciar uma atividade física, consulte um profissional de Educação Física, ele saberá lhe orientar e prescrever o melhor exercício para você.

2º – Tenha uma alimentação saudável. Evite alimentos com muita gordura – que podem aumentar as taxas de colesterol, triglicerídeos e glicose – como frituras, carnes engorduradas e até mesmo chocolates e doces. No lugar destes, substitua por frutas, legumes, cereais e carnes magras (como peixes, que contém ômega 3 – a gordura “boa” para o coração). São nutritivos e podem ser igualmente saborosos, dependendo do modo como são preparados.

Alimente-se com pequenas quantidades a cada 2 ou 3 horas, pois intervalos muito grandes sem comida aumentam as concentrações do hormônio cortisol (o “hormônio do stress”, ele proporciona a perda de massa magra e dificulta a utilização das reservas de gordura), ou seja, quando ficamos muito tempo em jejum, perdemos massa muscular ao invés de perder gordura. Converse com um nutricionista para ter mais dicas e informações sobre dieta e alimentação.

3º – Não fume. Os malefícios do cigarro já estão bem esclarecidos. Acredito que a incidência de males como: cânceres de pulmão e garganta, impotência sexual, danos irreparáveis ao feto (em mulheres grávidas), entre outros, é suficiente para termos uma noção de quão ruim é este hábito. Muitas campanhas contra o fumo não são feitas à toa, se os órgãos de saúde estão preocupados com isto, é por que devemos, também, nos preocupar.

Além da atividade física, alimentação e tabagismo, são necessários também outros hábitos de vida saudáveis, como não beber álcool em excesso, respeitar as doses e horários das medicações (se for o caso) e, principalmente, combater o stress.

Considerando a velocidade que a tecnologia está evoluindo, logo podemos prever que os jovens com menos de 30 anos vão chegar facilmente perto dos 100 anos de vida. Portanto, é bom se preocupar desde já com o futuro, cuidando dos seus hábitos.

Lembre-se: quem não tem tempo para cuidar da saúde hoje, vai precisar de tempo para cuidar da doença depois. Portanto, todo esforço é válido para que possamos aproveitar melhor a terceira idade e fazer dela, realmente, a “melhor idade”.

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