Orientação de exercícios para adultos saudáveis

Walking-ExerciseComo a proposta deste blog é informar e orientar sobre exercício e treinamento, nada melhor que eu utilizar um post para passar as diretrizes recomendadas pelo órgão que é a base para prescrição de treinamento nas Américas, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, da sigla em inglês).

As diretrizes do ACSM são publicadas de tempos em tempos em um livro, e atualizadas sempre que necessário, com informativos. As orientações são bem completas e com um excelente embasamento científico. São publicados textos orientando o exercícios de todos os públicos: adultos saudáveis, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros. Neste post falarei um pouco das orientações para indivíduos adultos saudáveis.

Para promover e manter a saúde, todos os adultos saudáveis, com idades entre 18 a 65 anos precisam de atividade física aeróbia, com intensidade moderada por um período mínimo
de 30 minutos, cinco dias por semana; ou atividade física aeróbia de intensidade vigorosa por um mínimo de 20 minutos, três dias por semana. Combinações de atividade moderada e vigorosa podem ser realizadas para dar resposta a esta recomendação. Por exemplo, uma pessoa pode cumprir a recomendação realizando uma caminhada acelerada durante 30 minutos, duas vezes durante a semana e, em dois dias diferentes, trotar* durante 20 minutos.

A atividade aeróbia de intensidade moderada – que, geralmente, equivale a uma caminhada acelerada, na qual, visivelmente, acelera a frequência cardíaca – pode ser acumulada para atingir o mínimo de 30 minutos realizando estímulos de 10 minutos ou mais cada. A atividade de intensidade vigorosa é exemplificada pelo trote – que provoca uma ventilação rápida e um aumento substancial da frequência cardíaca.

manweightmachineAlém disso, os adultos devem realizar atividades que e mantêm ou aumentam a força e a resistência muscular no mínimo dois dias por semana. Recomenda-se de 8 a 10 exercícios, com os principais grupos musculares, executados em dois ou mais dias não-consecutivos por semana. Para maximizar o desenvolvimento de força, deve ser utilizada uma resistência (peso) que permita a realização de 8 a 12 repetições em cada exercício, resultando em fadiga voluntária. As atividades de fortalecimento muscular incluem um programa de treinamento de peso progressivo, exercícios de calistenia**, subida de escadas, e exercícios resistidos semelhantes, que utilizem os grandes grupos musculares.

Devido à relação dose-resposta*** entre atividade física e saúde, as pessoas que desejam melhorar a sua aptidão pessoal, reduzir o seu risco para desenvolver deficiências e doenças crônicas e evitar ganho não-saudável de peso podem se beneficiar por quantidades superiores ao mínimo recomendado de atividade física.

Fonte (em inglês): http://www.acsm.org/AM/Template.cfm?Section=Home_Page&Template=/CM/ContentDisplay.cfm&ContentID=7788

miley_cyrus_jogging_4881

Cantora americana (Miley Cyrus) trotando

___________________

 *Trote (em inglês: Jogging): corrida leve, popularmente conhecido como “Cooper”.

**Calistenia: estilo de ginástica que era realizada por militares. Com o passar dos anos, evoluiu e originou a ginástica aeróbica e a localizada.

***Dose resposta: quanto maior a quantidade (dose) de exercícios, maiores são os benefícios (resposta).

3 respostas para Orientação de exercícios para adultos saudáveis

  1. richard disse:

    parabens pelo blog! estou bem gordinho e vou seguir esses passos para correr! um abraco!

  2. Armando disse:

    Bom eu sou O Armando tenho apenas 17 anos.
    sou muito chegado a esse negócio de exercicios físicos e musculação mais não tenho condições pra frequentar academia!
    então não sei direito como são as regras.
    Você pode me mandar algumas dicas.
    Ficarei muito grato pela sua resposta!
    Obrigado.
    Att: Armando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: