Cuidados com entorses de tornozelo

ankle sprainO entorse de tornozelo é uma lesão muito comum entre praticantes de esportes, especialmente esportes que necessitem correr. Contudo, sempre que alguém se lesiona desta forma, surge a dúvida: “o que é o melhor a fazer?”.

Pesquisando pela internet, usando informações obtidas em curso e por experiência própria, separei algumas informações úteis para saber como agir neste caso.

Classificação de entorses de tornozelo:

Níveis Características
Nível 1 – ruptura parcial de um ligamento – Ligeira sensibilidade e inchaço

– Pouca ou nenhuma perda funcional (o atleta consegue se apoiar e andar com mínima dor)

Nível 2 – ruptura incompleta de um ligamento, com comprometimento funcional moderado – Dor moderada e inchaço

– Alguma perda de movimento e função (o atleta sente dor quando apóia o peso)

Nível 3 – ruptura completa e perda de integridade do ligamento – Inchaço grave (atinge 4cm sobre a fíbula)

– Perda de função e do movimento (o atleta é incapaz de andar ou se apoiar)

Cuidados imediatos:

O inchaço exagerado está associado com perda da amplitude do movimento. Por isso, os procedimentos iniciais devem ser: a prevenção contra o inchaço e a manutenção da amplitude do movimento.

Para tanto, o primeiro cuidado inclui o chamado RICE (descanso, gelo, compressão e elevação, em ingles). Crioterapia (gelo) pode ser utilizada imediatamente após a lesão e durante o tratamento.

bones_ankle_iceUma sacola plástica com gelo quebrado deve ser colocada por cima de uma camada fina de tecido. A administração de gelo imediato deve ter o seguinte formato: 20 minutos com gelo; 10 minutos sem gelo; 10 minutos com gelo; 10 minutos sem gelo; 10 minutos com gelo (20-10-10-10-10). Após isto, aconselha-se uma nova aplicação a cada 2 ou 3 horas, durante 15-20 minutos. Calor não deve ser aplicado em uma lesão aguda, pois isto causa mais inchaço e inflamação.

Para o edema (inchaço) fluir além da região lesada, o tornozelo pode ser enrolado com uma bandagem elástica. A bandagem pode iniciar próximo aos dedos dos pés e se estender até a maior circunferência da panturrilha. É possível encontrar informações sobre como fazer bandagens pela internet, mas eu aconselho que seja feita por profissionais qualificados.

Após, o tornozelo deve ser elevado a uma altura de 15 a 25 cm acima do nível do coração para facilitar o retorno venoso e linfático até o inchaço reduzir.

Em muitos casos, o uso de muletas é aconselhado durante o inicial e mais dolorido pós-lesão.

Estes são os cuidados básicos para o tratamento de entorse de tornozelo. Assim que possível, consulte um médico para uma análise mais precisa da lesão.

Segundo o site http://www.primeirossocorros.com/, deve-se desconfiar de fratura sempre que a parte suspeita não possua aparência e/ou função normais ou quando haja dor no local atingido, incapacidade de movimentar o membro, posição anormal do mesmo ou, ainda, sensação de atrito no local suspeito. Algumas informações adicionais de imobilização estão disponíveis no próprio site deles.

 —

Fontes:

(em inglês) http://www.aafp.org/afp/20010101/93.html

http://www.primeirossocorros.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: