[ATUALIZAÇÃO] Indicadores antropométricos de riscos à saúde

Como todas as ciências, a educação física também está constantemente realizando pesquisas e formulando métodos mais precisos e adequados para avaliação e prescrição.

Desta forma, aqui eu trago uma atualização do post “Indicadores antropométricos de riscos à saúde“, abordando também o Índice de Conicidade, um parâmetro extremanete preciso para identificação de obesidade abdominal e, consequentemente, de risco coronariano.

Como já comentei no post anterior, sabemos que a atividade física faz bem para a saúde. Melhorar a saúde significa reduzir os riscos de desenvolver doenças, sejam elas de qualquer espécie (metabólicas, coronarianas, ósseas, auto-imunes, etc.). Assim, pode-se utilizar os indicadores antropométricos (que envolvem medidas do corpo) como uma alternativa mais barata, rápida e menos invasiva que os indicadores metabólicos (colesterol, glicose, triglicerídeos).

Muitos são os indicadores para avaliar a condição de saúde da pessoa. Abaixo vão alguns:

Índice de Massa Corpórea (IMC)

É tido a partir do resultado da divisão da massa corporal (em kilogramas) pela estatura (em metros) ao quadrado. Serve para identificar obesidade, subnutrição ou risco de predisposição à doenças. O resultado da divisão deve estar abaixo de 24,0 kg/m² para homens e abaixo de 26,8 para mulheres. (Ver tabela no fim do post)

IMC = Peso(Kg) / Estatura(m)²

Circunferência de Cintura

Obtida na medida de menor circunferência abdominal, aproximadamente entre a ultima costela e o osso da bacia (ver imagem). A Circunferência de cintura está associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O valor da medida deve estar abaixo de 84 cm para mulheres e abaixo de 88 cm para homens. (Ver tabela no fim do post)

Relação Cintura-Quadril (RCQ)

Definida como o resultado da divisão da medida de circunferência de cintura pela circunferência de quadril (maior volume do glúteo). Assim como a medida anterior, a RCQ é associada ao acúmulo de gordura na região visceral e intra-abdominal. O resultado da divisão deve ser menor que 0,84 para mulheres com até 49 anos, menor que 0,88 para mulheres com 50 anos ou mais e menor que 0,92 para homens. (Ver tabela no fim do post)

RCQ = Circunferência de Cintura(cm) / Circunferência de Quadril(cm)

Relação Cintura Estatura (RCEst)

Considerada por alguns autores como a melhor forma de identificação de risco coronariano e acúmulo de gordura na região visceral e abdominal. A RCEst é encontrada a partir do resultado da divisão da circunferência do quadril pela medida de estatura. O valor encontrado deve ficar abaixo de 0,53 para mulheres e abaixo de 0,52 para homens. (Ver tabela no fim do post)

RCEst = Circunferência de Cintura(cm) / Estatura(cm)

Índice de Conicidade (Índice C, ou IC)

Encontrado por uma equação um pouco mais complicada que as demais, apresenta maior sensibilidade ao risco coronariano elevado. Ou seja, é o indicador mais preciso para avaliar quão distante você está de desenvolver alguma doença crônica associada ao acúmulo de gordura abdominal (diabetes, hipertensão). A fórmula está descrita abaixo e o resultado deve ser menor que 1,25 para homens, menor que 1,18 para mulheres com até 49 anos e menor de 1,22 para mulheres com 50 anos ou mais. (Ver tabela no fim do post)

 

Percentual de Gordura (%G)

Demonstra a quantidade relativa de gordura no organismo. Existem várias formas de identificação desta medida, como medidas de dobras cutâneas, impedância bioelétrica, DEXA, pesagem hidrostática, entre outros. Para mulheres, o valor de %G deve estar abaixo de 23% e para homens, abaixo de 15%.

OBS: todos os valores de referência do texto são para adultos. Os valores para crianças e adolescentes estão na tabela abaixo.

Para facilitar, fiz uma tabela com os índices antropométricos e os pontos de corte para crianças, adolescentes (ambos os sexos) e adultos (homens e mulheres).

Indicador

Crianças (7-11 anos)

Garotos (14-19 anos)

Garotas (14-19 anos)

Índice de Conicidade

1,23

*

*

Índice de massa corpórea

23,5 Kg/m²

22 Kg/m²

De 21 a 24 Kg/m²

Circunferência de Cintura

78 cm

75 cm

De 71,2 a 82,5 cm

Relação Cintura-Quadril

0,87

*

*

Relação Cintura-Estatura

*

0,43

*

Percentual de Gordura

*

*

*

Indicador

Homens

Mulheres (<49 anos)

Mulheres (>50 anos)

Índice de Conicidade

1,25

1,18

1,22

Índice de massa corpórea

24,0 Kg/m²

26,8 Kg/m²

*

Circunferência de Cintura

88 cm

84 cm

*

Relação Cintura-Quadril

0,92

0,84

0,88

Relação Cintura-Estatura

0,52

0,53

0,53

Percentual de Gordura

15%

23%

27%

* não foram encontrados valores de referência

Lembre-se! Como já vimos em posts anteriores (Magro sedentário ou Obeso ativo, quem vive mais e melhor?) valores antropométricos adequados são menos importantes que hábitos de vida saudáveis. Pratique exercícios, tenha uma alimentação equilibrada, não fume, beba moderadamente, entre outros.

Fontes:

http://ufrgsweb.ufrgs.br/node/261

http://www.abeso.org.br/revista/revista11/metodos.htm

Pitanga FJG, e Lessa I. Razão Cintura-Estatura como Discriminador do Risco Coronariano de Adultos. Rev Assoc Med Bras. 52(3): 157-61, 2006.

Bergmann G, Gaya A, Halpern R, Bergmann M, Rech R, Constanzi C, Alli L. Waist circumference as screening instrument for cardiovascular disease risk factors in schoolchildren. Jornal de Pediatria. 86: 411-416, 2010.

Pitanga FJG. Antropometria na avaliação da obesidade abdominal e risco coronariano. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 13(3): 238-241, 2011.

Pitanga FJG. Indicadores antropométricos de obesidade, atividade física e desfechos em saúde/doença. Conferência do VIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Gramado – RS, 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: