Benefícios de pular corda

skip-rope3Com a popularização do treinamento funcional, pular corda voltou a ser uma atividade bastante praticada. Além do mais, é uma ótima alternativa pras pessoas que têm dificuldades em ir para uma academia ou em comprar um aparelho aeróbio residencial (bicicleta ergométrica, esteira, etc.), pois é barata, não necessita muito espaço para utilizar e é fácil de guardar.

Antes de começar a pular corda é importante que tenha em mente que os saltos podem sobrecarregar a articulação do joelho. Ou seja, se você está muito acima do peso, tem histórico de lesão no joelho, ou sente dores no tornozelo, joelho, quadril, ou lombar, você deve consultar um médico ou um profissional de educação física para lhe orientar adequadamente sobre os riscos e possível progressão.

Vamos ao principal, os benefícios de pular corda:

Melhorar o condicionamento físico: Pular corda é um exercício aeróbio de alta intensidade. Por isso proporciona um elevado gasto calórico e melhora bastante o condicionamento físico. 15 minutos pulando corda pode equivaler a mais de 30 minutos de corrida.

Aumentar o gasto calórico: Uma mulher de 60kgs, em 10 minutos, pode gastar cerca de 130 calorias pulando corda. Claro que o gasto calórico varia de acordo com a composição corporal de cada pessoa, grau de treinamento físico e intensidade do esforço. (Para o cálculo, foi utilizado o valor de 12 METs para a atividade de pular corda).

Definir a musculatura: Com o emagrecimento, você conseguirá melhorar sua definição muscular, especialmente nos músculos mais trabalhados ao pular corda, que são: pernas e ombros (principais); coxas, glúteos e abdômen (secundários).

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E mais: Além de queimar muitas calorias em pouco tempo e auxiliar no emagrecimento, pular corda desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio, ajuda a amenizar a celulite, a combater a osteoporose e ainda alivia o estresse e exercita o cérebro. Isso sem falar na diversão, que você pode aumentar ainda mais ouvindo música enquanto pula.

Para saber o tamanho ideal da corda basta você pisar com os dois pés no meio da corda da corda e esticar as duas extremidades para cima. Os pegadores devem ficar na altura da sua axila. Entretanto, você pode utilizar cordas com tamanhos variados. Quanto menor, mais rápida é a corda, e para fazer movimentos mais ousados uma corda maior é mais aconselhada.

Seguem dois vídeos, o primeiro com instruções para quem quer começar a pular corda:

http://www.youtube.com/watch?v=XHHjAPvfN6M

E o segundo com dicas para quem já sabe fazer o básico bem feito:

http://www.youtube.com/watch?v=K_F8PsAMisQ

Bons treinos!

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