As 6 principais desculpas para não se exercitar e como superá-las

Tired-Woman

Você sabe que você deve exercitar. Você também sabe que pessoas fisicamente ativas são mais saudáveis​​. Elas são menos propensos a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Além de dormirem melhor, se sentirem mais felizes e terem mais energia. É claro que um corpo sarado parece uma boa também, não é? Então, o que está impedindo de se exercitar? Se é falta de tempo, cansaço, ou simplesmente ódio ao exercício, há uma maneira de contornar todos estes inconvenientes. Confira:

Desculpa nº 1: Não tenho tempo

Uma alternativa é você se perguntar: “Quanto tempo eu passo assistindo televisão?”.

Durante seus programas de televisão, você pode usar borrachas, seu peso corporal ou fazer exercícios estacionários (pular corda ou polichinelos). Se você tiver opção, programe sua televisão para gravar um programa e assisti-lo depois. Deste modo você pode assistir um programa de 1 hora em apenas 40 minutos. Ou seja, 20 minutos para você poder fazer alguma exercício, podendo até sair de casa.

Se o trabalho é que está consumindo todo o seu tempo livre, tente exercitar-se no próprio local trabalho. Feche a porta do escritório e pule corda por 10 minutos ou faça exercícios de força (flexões, agachamentos), que produzem menos calor (e te fazem suar menos) e você pode dar intervalos para continuar trabalhando (no caso de responder e-mails). Uma boa dica é ter sempre um cronômetro com alarme, para lhe avisar quando está na hora de trocar de atividade.

O seu exercício não precisa ser um treino formal. Pequenas mudanças de estilo de vida já ajudam a melhorar sua saúde e a gastar algumas calorias, como saltar do elevador alguns andares antes do seu e subir o restante pelas escadas ou não dirigir quando você pode ir caminhando.

Recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana (o que pode parecer assustador), mas isso só dá um pouco mais de 20 minutos por dia, ou 30 para cada dia útil. A boa notícia é que estes 30 minutos podem ser contínuos ou acumulados (mínimo de 10 minutos). Ou seja, fazer três vezes de 10 minutos funciona quase tão bem como uma de 30 minutos e pode ser mais fácil encaixar em sua agenda. Dica: se você for almoçar em um restaurante a 10 minutos do seu trabalho, você já matou duas vezes.

De acordo com James Hill, que é diretor do Centro para Nutrição Humana da Universidade do Colorado, Denver. “As pessoas que se exercitam diariamente não têm dias com mais horas que as outras. Que fazem é priorizar a saúde, pois nós encontramos tempo para as coisas que valorizamos”.

Desculpa nº 2: Estou muito cansado

Pode parecer estranho, mas se exercitar deixa você mais disposto. Após exercitar-se, seu cansaço provavelmente vai desaparecer. Pois seu corpo estará liberando endorfinas (hormônios que trazem a sensação de bem-estar) e sua circulação sanguínea vai aumentar.

Para algumas pessoas, exercitar-se pela manhã, antes de um dia exaustivo de trabalho, é uma ótima opção. Talvez você não consiga fazer seus exercícios na mesma intensidade, mas o importante é movimentar-se.

Desculpa nº 3: Preciso ficar com meus filhos

Para contornar isto, você precisa conseguir fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Ou seja, precisa ser multi-tarefas.

Tente levar as crianças com você. Deixe-as brincando no parque ou no quintal, enquanto você caminha ao redor do parque, ou faz seus exercícios no próprio local (pular corda, por exemplo). Caminhe com as crianças até a escola ao invés de leva-las de carro. E durante as atividades delas (música, futebol, aula de inglês), encontre um local onde você possa exercitar-se, nem que seja por 30 minutos. Se os horários não batem, procure encaixá-los para conseguir fazer isso.

6-motivos2

Além disso, você pode fazer exercícios com seus filhos. Levando-os para andar de bicicleta, praticar esportes com eles, ou mesmo jogar videogames que exijam que você se movimente (Dance Dance Revolution, Wii Sports, Wii Fit, entre outros.

E lembre-se que seu condicionamento físico tão bom para os seus filhos como para você, pois quando o pai ou a mãe são mais ativos, a família toda se beneficia.

Desculpa nº 4: Fazer exercício é chato

O exercício deve fazer você se sentir bem e você deve ter vontade de fazer ele. Mas, como chegar lá?

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar uma atividade que você gosta de fazer. Mesmo que seja uma atividade não-convencional, como patinação, dança, ou até jardinagem. Participe de eventos esportivos (mesmo sem ter o objetivo de ganhar de ninguém, apenas o objetivo de se superar). Se você gosta de música, faça dança de salão. Há exercícios para todos os gostos. Você não precisa fazer algo que não gosta.

Se você quiser assistir televisão ou ler um livro enquanto estiver na bicicleta ergométrica ou na esteira, faça isso! Só não esqueça de pedalar ou correr.

Para algumas pessoas, exercícios em grupos são mais agradáveis. Você pode procurar na internet ou em revistas esportivas por grupos de corrida, de ciclismo, futebol, basquetebol, tudo. Ou simplesmente recrutar vários amigos.

Por fim, às vezes você deve se dar o direito de experimentar algo totalmente novo. Se a rotina é que torna o exercício chato, faça dele um hábito, mas não uma rotina.

Desculpa nº 5: Eu simplesmente não gosto de me exercitar

Há pessoas que realmente não gostam de se mexer. É fato! Neste caso, é importante descobrir o que faz com que estas pessoas não gostem de se exercitar.

Se você não gosta de suar, você pode se exercitar em locais fechados, onde há ar condicionado. Você pode nadar (dessa maneira você nem vai perceber sua transpiração). Ou tentar uma atividade em que você não sua muito, como ioga ou uma musculação com cargas moderadas.

Se o exercício lhe causa dor nas articulações, tente começar fazendo exercícios na água, onde o impacto e a sobrecarga são menores. Quanto mais forte os seus músculos ficam, melhor eles vão estabilizar as articulações e menos você vai machucar. Se as suas limitações físicas são mais graves, consulte um médico, ou encontre um profissional de educação físico que pode te ajudar a descobrir quais exercícios ainda são seguros e fáceis de fazer.

Se você está desconfortável com o seu peso, comece com uma atividade que seja mais privada, como vídeos de exercícios, em casa. Ou caminhadas com algum amigo, usando roupas em que você se sinta bem. E lembre-se que hoje em dia há academias diferentes, onde você vai ter um acompanhamento e mesmo assim terá privacidade, como estúdios de personal training, ou academias só para mulheres.

Desculpa nº 6: Eu sempre acabo desistindo

Se você fizer uma atividade que lhe dá prazer, e, dentro dela, definir pequenas metas reais, você estará muito mais propenso a sentir o sabor do sucesso, e não do fracasso. Por exemplo, se você se exercita por cinco minutos por dia, durante uma semana, você vai se sentir bem e, na semana seguinte, vai estar mais propenso a querer experimentar 10 minutos por dia.

Algo que também pode ajudar é anotar seu progresso e postar em algum lugar público – mesmo no Facebook, Instagram, blog, de preferência em algum lugar que você consiga resgatar seu progresso no futuro. Desta maneira você terá o incentivo de seus amigos e familiares, além de conseguir identificar quando você já está começando a desistir.

Ter um companheiro de treino pode lhe ajudar muito, pois aumentará um pouco sua responsabilidade e comprometimento. Pois quando você desiste de ir em um treino programado, você está deixando o seu companheiro na mão também.

E, por fim, olhe para o futuro. É mais difícil começar a se exercitar do que continuar se exercitando. Aposto que após duas semanas, você vai se sentir  muito bem e vai querer continuar.

Fonte (em inglês):

http://www.webmd.com/fitness-exercise/guide/the-top-6-exercise-excuses-and-how-to-beat-them

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: